Conhecendo a tecnologia RFID
Saiba o que a tecnologia RFID pode trazer de benefícios para o seu negócio.
Caso você não tenha grande conhecimento sobre a tecnologia RFID, está buscando entender e quais os benefícios ela pode proporcionar, aqui nós trazemos algumas informações que julgamos serem fundamentais.
Princípios físicos e um pouco de história.
Os princípios fundamentais para a existência de RFID foram descobertos pelo célebre físico inglês Michael Faraday, quando descobriu no século XIX a indução mútua de correntes elétricas por campos magnéticos e a indução mútua entre espiras; elementos de suma importância para a alimentação de dispositivos RFID passivos.
Outros passos importantes foram dados com o aperfeiçoamento da tecnologia de rádio e a invenção do radar. Os rádios de Galena eram muito populares nos primórdios da radiodifusão, quando a maior parte das casas não possuía energia, exatamente por usarem a energia das próprias ondas de rádio para funcionar; princípio este que viria a ser usado anos mais tarde nos dispositivos RFID passivos e semi-passivos.
Os radares, inventados na Segunda Grande Guerra, serviram tanto para derrotar a Luftwaffe, força aérea alemã, quanto para formar toda a base de comunicação por retrodispersão.
Sabendo que todos os objetos refletem ondas de rádio, seria muito interessante se um aparelho pudesse emitir um determinado sinal e receber outro diferente como resposta; e é exatamente nessa ideia que se baseia a Identificação por rádiofrequência. Um dispositivo emite um determinado sinal que é modificado pelas etiquetas (tags) RFID e refletido, “respondendo” ao sinal enviado.
E como essa modificação é feita? Isto varia para cada classe de etiquetas RFID; sendo que as referidas classes são:
Classe 1: Etiquetas RFID passivas.
Classe 2: Etiqueta de Classe 1 com mais memória e/ou capacidade de responder a protocolos adicionais.
Classe 3: Etiquetas semiativas, que possuem fontes de energia internas, mas não as usam para modificar as ondas de rádio incidentes.
Classe 4: Etiquetas ativas, que possuem uma fonte de energia para todas as suas funções.
Respondendo, o que é RFID?
RFID, Radio Frequency Identification ou em bom português Identificação por RadioFrequência, é um método de identificação automática por meio de ondas de rádio que armazenam e recuperam dados de forma remota, através de dispositivos que chamamos de RFID.
As etiquetas RFID são capazes de armazenar códigos especiais que são capturados por antenas de radiofrequência e desta forma podem identificar objetos, pessoas, animais, carros, etc.
De maneira simplificada a etiqueta RFID é um transmissor de ondas e as antenas são os receptores dessas ondas transmitidas.
Entre outros benefícios da tecnologia RFID, imagine ter os resultados em minutos ou mesmo em segundos para:
Inventário de estoque em uma loja de roupas, alimentos, etc.;
Checkout de vendas de mercadorias;
Acompanhamento de produção;
Rastreamento de equipamentos; e/ou
Qualquer processo de identificação sem a necessidade de perder tempo com intervenções manuais.
#1 Controle preciso do estoque
Quem trabalha com a comercialização de mercadorias ou produção com a utilização de matérias primas sabe como é importante o controle exato das quantidades em estoque, imagine controlar a saída e entrada de mercadorias sem a necessidade de controles manuais, com a tecnologia RFID isso é possível.
Avançando um pouco mais, imagine você saber qual o saldo do seu estoque em poucos minutos e com isso poder planejar as suas quantidades de compras.
E para refletir mais um pouco, imagine quanto tempo você poderá ganhar deixando de fazer inventário de estoque manualmente, correndo o risco de fazer uma contagem ou apontamento errados.
#2 Agilidade nos processos
Quanto tempo o operador de caixa dispõe registrando cada um dos produtos selecionados pelo cliente nas gôndolas da sua loja?
Agora imagine o seu operador de caixa com uma pistola leitora por radiofrequência em segundos registrando a venda dos produtos escolhidos pelo cliente.
E podemos avançar mais um pouco, utilize o seu operador de caixa para fazer a reposição do seu estoque porque agora o eu cliente poderá escolher os produtos na gôndola, registrar a compra e realizar o pagamento.
E para refletir mais um pouco, imagine o tempo que você irá proporcionar para o seu cliente poder fazer qualquer outra coisa além de fazer compras no seu estabelecimento.
#3 Rastreamento da produção
Uma das vantagens da RFID é a possibilidade de conseguir ter o rastreamento em tempo real do que está sendo levado de um local a outro. Com isso, você consegue ter toda uma visão da sua matéria prima, passando por todos os processos de produção até tornar-se produto final, até chegar na sua loja ou mesmo ao seu cliente final.
E para refletir mais um pouco, imagine você saber quanto tempo é despendido em cada fase do processo de produção de uma mercadoria ou monitorar as perdas de matérias primas ou controlar a produtividade da sua equipe.
Gostou?
Quer utilizar a tecnologia RFID?
É importante lembrar que as possibilidades são muitas!
Aqui na High Soluções temos os melhores profissionais para te ajudar, o nosso ERP já possui integração com a tecnologia, podemos entregar a você solução completa em RFID.
Entre em contato conosco, não perca tempo e verá que podemos juntos revolucionar as suas operações.